Whatsapp

Turismo de negócios e eventos movimentam economia brasileira

Conhecido tecnicamente como mercado MICE – Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions (Reuniões, Incentivo, Conferências e Exposições), o segmento de turismo de negócios e eventos compreende o deslocamento de pessoas com intuito profissional, seja para participar de reuniões, congressos, convenções, feiras, entre outros tipos de eventos comerciais e técnico-científicos. 

Pensar novas idéias que fortaleçam esse turismo é um dos objetivos da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) tanto pelas atividades turísticas quanto pela movimentação na hotelaria e alimentação fora do lar. Essas atividades são decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo, institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social são denominadas turismo de negócios. Esta modalidade ganha cada vez mais espaço no Brasil e cresce com a constante globalização econômica, o avanço da tecnologia e o aperfeiçoamento dos meios de transporte nacionais e internacionais.

Um levantamento feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) avalia que cerca de 25,3% dos turistas que visitam o país estão em busca de negócios. A pesquisa mostrou, ainda, que das empresas que trabalham com espaços para eventos, 76,80% são micro e pequenos negócios.

“O Brasil é um excelente destino para a realização de eventos e tratativas de bons negócios. Claro, além dos meios para promover a comercialização, não podemos deixar de citar as diversas opções de lazer, cultura e recursos naturais que possuímos”, comenta Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.

Outro panorama importante foi o desenvolvimento do setor de turismo, que organiza e promove diversos eventos nacionais e internacionais para fomentar a economia do país. Festivais de música, festivais de gastronomia, feiras, workshops e convenções se destacam no setor de eventos. Este setor movimenta, em média, por ano, R$ 300 bilhões, com mais de 6 milhões de profissionais envolvidos e 310 mil empresas atuando no mercado brasileiro. De acordo com o Ministério do Turismo, mais de 741 atrações estão previstas até o final do ano.

“Quando você observa o cenário total, a maioria das pessoas viaja por lazer apenas durante as férias escolares ou em períodos quentes como o verão. Diante disso, o turismo de negócios e eventos é uma oportunidade para manter o equilíbrio entre a demanda e a oferta ao longo do ano todo. Independentemente das condições climáticas e períodos de férias, é possível realizar viagens com finalidades empresariais e manter, assim, a economia estimulada”, conclui Sampaio.

Sobre a FBHA – A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas. Integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor.

É uma das maiores entidades sindicais do país e tem representação nos principais órgãos, entidades e conselhos do setor empresarial e turístico do Brasil, tais como o Conselho Nacional de Turismo (CNT), do Ministério do Turismo, ou o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) da CNC. Está presente em todas as regiões, através de 67 sindicatos filiados. Representa em âmbito estadual e municipal cerca de 940 mil empresas, entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares.

guiagphr@personata.com.br

Divulgação: Proativa Comunicação